ACeRCA DA MORFEMA

Projeto Editorial

Uma análise do mercado de produção de livros e revistas na região do Minho permite verificar que há, na região, uma dificuldade crescente na integração de novos autores, poetas, romancistas, ensaístas e até cientistas, sujeitos ao domínio e condições de editoras de âmbito mais abrangente, mesmo nacionais.
À dificuldade de publicação, segue-se a frustração e a desistência, perdendo-se, assim, um fluxo cultural não despiciendo e uma redução de ações culturais significativas para toda a comunidade. Com base nesta evidência, pensamos criar uma empresa de raiz, simples na sua estruturação e nos seus objetivos imediatos, ideologicamente aberta, capaz de criar com os autores sinergias suscetíveis de benefício mútuo. À criação de valor para a editora alia-se a criação de valor do próprio autor, ora por processos de marketing, ora por processos de mobilização institucional e pessoal. A estruturação financeira dos produtos será regulada entre os intervenientes, editora e autores. Potenciar-se-á uma eficiente distribuição.

Taxonomização

Na primeira fase de consolidação da empresa, definir-se-ão sete «coleções», sob as seguintes etiquetas: EUTERPE, NARRATIO, CHRONICA, JUVENE, ENSAYO, FANTASIA e GERAL.

EUTERPE

Poesia

j

NARRATIO

Narrativa histórica

b

CHRONICA

Crónica

JUVENE

Infanto-Juvenil

ENSAYO

Ensaios-Técnicos

FANTASIA

Ficção

GERAL

Enquadrar-se-ão aqui todos os restantes livros