Sinopse

Um livro leva-nos a viajar, a viver histórias e a encarnar personagens, umas almejadas, outras que nos aterrorizam. Ele ajuda-nos a desenvolver vocabulário, a focar a atenção, a melhorar a dicção, a desenvolver a nossa forma de estar e de ver o mundo. Quando iniciamos a viagem, a história passa a ser nossa, assimilamos a informação como se da nossa própria realidade se tratasse, fazemos pontes, comparações, fazemos com que os personagens se encaixem nas nossas vidas. O seu conteúdo é deveras importante, pelo que a eleição de um livro terá de obedecer a um conjunto de requisitos, nomeadamente a faixa etária, o nível de literacia, o propósito da leitura. Na infância, os agentes de socialização são responsáveis por esta escolha. Haverá crianças em que será importante simplesmente estimular o gosto pela leitura e em que as ilustrações têm um papel preponderante, e haverá outras em que o livro ajuda a desenvolver competências socioemocionais e sensoriais, tantas vezes em falta nos nossos pequenos.

«Poemas de calções» alia o melhor dos dois mundos: o incrível mundo da palavra e o mundo encantado da cor.

b

COLEÇÃO “JUVENE”

Gramática das coisas

Sobre a autora

Lídia Borges

Lídia Borges

Escritora

Lídia Borges, pseudónimo de Olívia Marques, nasceu em Braga, em novembro de 1956. Professora do Ensino Básico, foi no contacto com as crianças que melhor entendeu a poesia e foi para elas que começou a escrever contos e pequenos poemas, desde muito cedo. Um desses contos foi premiado no Concurso Matilde Rosa Araújo, em 2007.

É pós-graduada em Teoria da Literatura/Estudos Lusófonos e desenvolveu uma tese de mestrado na área de Literatura Infantojuvenil, na Universidade do Minho. A poesia esteve sempre no centro das suas preferências literárias não só enquanto leitora mas também como autora.

Obra publicada:

Coisas Boas de Contar

Baile de Cítaras

O Colar de Estrelas

Garças

Aqui há Gato

Coisas boas de contar

O mistério dos sonhos roubados

Sementes Daqui, obra vencedora do Concurso Literário Maria Ondina Braga / Poesia 2013

No Espanto das Mãos: O Verbo ( Lua de Marfim Editora, 2011)

É também autora do blogue Searas de Versos.