Sinopse

Este livro de poemas fala-nos sobre o fogo. O fogo interior que habita a matéria, o poeta António Machado e os seus leitores. O que habita todos os poetas e todos os leitores, desde a aurora dos tempos. O fogo, dado na origem a todos homens, como um sopro de absoluto, capaz de se incendiar nos silêncios, de rasgar insónias, e de iluminar memórias. O fogo que empresta ao fluir pontual da vida o sortilégio da eternidade.
Como tão bem se ilustra na epígrafe, com um eco de Sófocles, só esse fogo nos nossos pés1, quando caminhamos, mesmo não sabendo para onde, pode justificar a dor que nos leva e nos faz homens. Transfiguração.

retirado do livro, por Ana Paula Pinto

b

COLEÇÃO “EUTERPE”

Gramática das coisas

Sobre o autor

António Machado

António Machado

Engenheiro de Sistemas e Escritor, Poeta

António Machado nasceu no bairro da Saíça, no lugar das Minas de Jales, em Campo de Jales (Vila Pouca de Aguiar), em 1965. Depois de passar pelo Liceu Camilo Castelo Branco de Vila Real, licenciou-se em 1988 em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho e fixou residência no concelho de Braga. Desenvolveu a sua carreira na área das Tecnologias e Sistemas de Informação, passando por três fábricas têxteis, da indústria da roupa de cama à indústria da roupa de banho. Atualmente é engenheiro de sistemas na Universidade Católica Portuguesa, em Braga. Publicou em edição de autor o seu primeiro livro de poesia, «Quarto de Costura», em novembro de 2023.